Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008
“A mente cedeu perante a magnitude ininteligível, a complexidão dos cálculos transformando-se num confuso turbilhão de símbolos e algarismos, a linguagem matemática assumindo uma fantasmagórica e indistinta forma, o raciocínio demitindo-se da árdua tarefa de subjugar a inacreditável lógica das formulações. O silêncio do cansaço invadia-o lentamente, as pálpebras negando-lhe a vontade de permanecer acordado, o corpo assumindo a derrota infligida por horas esquecidas de concentração absoluta. Debateu-se por mais um pedaço de vigília, amaldiçoou-se por não ser capaz de continuar, a verdade insinuando-se ali tão perto… Deitou a cabeça sobre os braços, almofadas improvisadas sobre o incomum leito em que a sua secretária se havia transformado naqueles últimos meses de esfuziante promessa, a derradeira revolução da física assomando-se-lhe no espírito como a realização de um anseio velho de séculos. De imediato, o céu escuro e pesado do sono abateu-se sobre ele, esmagando os sonhos que teimavam em despontar, pequenas mas espaventosas faíscas enchendo-lhe a cabeça de um ruído branco que o aconchegava numa melodia de embalar. A noite esvaziou-se de horas, o tempo fugiu-lhe apressado e a alvorada, anunciando-se radiosa, trouxe-lhe um despertar bocejante…”
V.A.D. em Símbolos
Vídeo: A Beleza da Matemática (www.youtube.com/watch?v=sb5xy86ooqA)
De mnike30 a 22 de Fevereiro de 2008 às 08:52
Bom dia!
Ora bem... diz o meu calendário que hoje é sexta-feira, véspera de fim-de-semana...
É natural que a lei da física se sobreponha um pouquinho à lei da química após uma longa semana de reacções tão intensamente descritas... Mas, é assim que o universo se renova, assim, com descanso iluminadamente melodioso.
É por este principio que se rege a Natureza...
Não trabalham o Sol e a Lua por turnos também?
;)
Ai que me fizeste rir agora...
Beijinhos
De
V.A.D. a 22 de Fevereiro de 2008 às 14:34
Olá, boa tarde! :-)
Ainda bem que o calendário diz que a semana, deveras trabalhosa, está a chegar ao fim... :-)
Embora a situação seja ficcionada, pretende ilustrar uma fadiga bem real, o cansaço acumulado causando uma sonolência impossível de contrariar. Mas, o sono é reparador e as alvoradas são sempre promessa de dias de boa disposição... :-)
Ah...! Gosto muitíssimo de risos contagiantes...!
Um beijo... :-)
De
Emanuela a 23 de Fevereiro de 2008 às 01:33
Trabalhei por muitos anos com números e sei o quanto eles podem ser encantadores e absorventes, mas também o quanto podem nos esgotar as forças mentais e consequentemente também as forças físicas. E o pior é que após o esgotamento, o sono ainda pode ser cheio de cálculos. Vix, quantas diferenças encontrei enquanto dormia, hehe. Mas esta fase passou. Espero que, não tendo sido um mero exercício de escrita, o teu sono tenha sido reparador, amigo.
Beijinho.
De
V.A.D. a 23 de Fevereiro de 2008 às 02:05
Os cansaços acumulam-se, há semanas parecem ser longas e dias que não têm fim... O esforço da concentração esgota e, por muito que se queira, não se consegue evitar que as pálpebras se fechem e que o sono reparador assuma, por fim, o comando... :-)
A alvorada trouxe energia, o dia foi agradável... :-)
Agradecendo as tuas palavras, desejo-te uma noite muito agradável e um fim-de-semana magnífico!
Um beijo e um enormeeeee sorriso... :-)
De
**** a 23 de Fevereiro de 2008 às 19:07
"Debateu-se por mais um pedaço de vigília, amaldiçoou-se por não ser capaz de continuar, a verdade insinuando-se ali tão perto" - normalmente não tenho problemas de sonolência -. pelo contrário - mas sei ser frustante querer continuar e o corpo recusar-se a tal.
A essas horas, normalmente " a complexidão dos cálculos", uma conversa, um livro, estimulam-me a mente e deixam-me mais desperta, mais acordada, mais atenta. Acabo por estar ainda mais tempo sem dormir.
Realmente nunca adormeci à secretária... mas também ela está muito perto da cama - acabo por levar para o meio dos lençóis uns tantos autores conceituados e dormir aí com eles
Quatro beijos retribuidos
e mais uns tantos como agradecimento,
e muito boa noite, com ou sem símbolos, mas de preferência com outro fantástico texto
Sophia
De
V.A.D. a 24 de Fevereiro de 2008 às 02:39
Quando compus este texto e o publiquei, o cansaço dominava-me quase por completo, o sono parecendo não querer esperar, as pálpebras cedendo ao peso de muitas horas de vigília. Embora não estivesse absorto em cálculos, o dia havia sido de facto longo e esgotante mas, apesar disso a vontade de escrever sobrepôs-se... :-)
Tal como referes, há coisas deveras estimulantes, entre elas uma boa conversa, um livro ou um filme... Quase sempre são capazes de iludir fadigas e espevitar a atenção. Contudo, em certas ocasiões, o recobrar de forças assume uma urgência improtelável e, convenhamos, uma mente recomposta funciona muito mais eficazmente... :-)
Não tenho por hábito ler na cama; contento-me em ter autoras conceituadas junto a mim, no sofá ;-)
Amiga, agradecendo os beijos e a gentileza das tuas palavras, desejo-te uma óptima noite e um excelente domingo!
Um beijo e um enormeeeeeeeeee sorriso... :-)
De mnike30 a 23 de Fevereiro de 2008 às 22:20
Need a hand, please!
http://mnike31.blogs.sapo.pt/
Kiss
De
V.A.D. a 24 de Fevereiro de 2008 às 02:41
I'll give you a hand, my dear friend... :-)
One kiss and a bigggggggggg smile... :-)
Comentar post