O coração bate cerca de setenta vezes por minuto, mais de dois mil milhões de vezes em toda a vida, e aparentemente tem uma vida própria. As fibras musculares que o compõem diferem das de outras partes do corpo, no facto de que algumas delas geram os seus próprios impulsos eléctricos sem receberem sinais do cérebro. Com efeito, o coração de um feto começa a pulsar ainda antes de se formarem as conexões nervosas. O marca-passo natural do coração é um grupo de células auto-estimuláveis que constituem o nódulo sinoatrial, ou NSA. Localizada na parede do átrio (ou aurícula) direito, esta área envia impulsos ao nódulo atrioventricular, que fica no septo, a parede muscular que divide o coração. Os sinais viajam pelo feixe de His, em direcção a um conjunto de fibras nervosas, chamado rede de Purkinje, que recobre os ventrículos, e daí para todo o coração, causando uma contracção. Não se sabe o que dá início à corrente no NSA, mas as suas células comportam-se mais como neurónios do que como fibras musculares…
Imagem: Nebulosa do Coração (http://apod.nasa.gov/apod/image/0610/heart_russell_big.jpg)
De
Emanuela a 3 de Agosto de 2007 às 02:49
Então não é pra menos que tanto se atribua à ele, como se realmente fosse um "ser dentro do ser".
Mesmo intuitivamente, isto é, antes de conhecê-lo tão profundamente através da ciência, o ser humano já sabia o quanto ele é importante. Mistérios!
Um beijinho e uma suave noite. De coração!
De
V.A.D. a 4 de Agosto de 2007 às 01:08
Embora saibamos hoje que é o cérebro que ajusta o ritmo cardíaco, é extraordinário que o coração funcione de forma quase autónoma. Talvez também por isso os nossos antepassados o tivessem considerado tão importante, a ponto de julgarem que era nele que residiam as emoções…
Votos de um óptimo fim de semana!
Um beijo...:-)
De
gata a 3 de Agosto de 2007 às 10:42
razão vs coração....ou sendo assim...razão vs razão??
sendo assim é verdade como nunca que o coração tem razões que a razão desconhece?
e então... quem obedece ao coração já não se deixa levar pelos sentimentos?
De
V.A.D. a 4 de Agosto de 2007 às 01:09
Fi-lo propositadamente: a leitura do texto pode levar a pensar que o coração tem um papel fulcral nas emoções. No entanto, isso não corresponde à verdade, pois é o cérebro que comanda tudo. Num próximo post tentarei dar uma ideia aproximada de como este processo funciona… :-)
Bom fim de semana!
Um beijo...
De Caminhar é preciso a 3 de Agosto de 2007 às 12:05
Gostei muito do post...
O coração é realmente impressionante!
Só achei as palavras um tanto complexas e dificeis de imaginar!!
Até
Jully
De
V.A.D. a 4 de Agosto de 2007 às 01:10
Há certos termos técnicos com os quais muitas pessoas não estão familiarizadas, mas não podia deixar de os usar no post; de outra forma não teria conseguido elaborar um texto coerente.
O coração é realmente um órgão extraordinário, pois é impressionante a carga de trabalho que tem e a forma como funciona, em parceria com o cérebro.
Bom fim de semana!
Um beijo...
Comentar post