Quinta-feira, 19 de Julho de 2007
Estamos tão acostumados ao facto de os nossos sonhos serem acompanhados de imagens visuais que é difícil imaginá-los de outra maneira. Mas, e os cegos? Com que sonharão eles? Os relatos na primeira pessoa indicam que a capacidade de sonhar não depende da capacidade de ver, ou mesmo de ter visto algum dia. Sonham da mesma maneira que percebem o mundo, através de sons, de texturas, de cheiros e de paladares. Produzem-se sensações idênticas às dos sonhos visuais e os pesadelos são igualmente perturbadores. Os que não são cegos de nascença parecem ser capazes de se lembrar do sentido perdido e o seu cérebro introduz nos sonhos imagens inventadas, embora baseadas em pessoas ou paisagens já vistas. Os sonhos não são assim uma simples tradução nocturna daquilo que vemos. Eles são criações da mente de quem dorme, reciclando impressões registadas pelos sentidos disponíveis e formando, por vezes, uma narrativa tão, tão coerente…!
Imagem: Sonho
música: Daydream (Lupe Fiasco & Jill Scott)
Estes, sonhos bem diferentes dos meus de olhos abertos. Mas não deixo de pensar em como o sonho é sempre um mistério. Eu, por mínima fração de pensamento no dia, tenho sonhos complexos com o tema naquela noite. Sempre um grande enigma. Um abraço!
De
V.A.D. a 19 de Julho de 2007 às 03:07
Os sonhos podem ser extraordinários, pelo surrealismo, ou por reflectirem uma realidade muitas vezes tão próxima no tempo... Mas serão sempre, como dizes, um grande enigma...
Votos de uma noite plena de sonhos bonitos...:-)
Um beijo...
De
dhyana a 19 de Julho de 2007 às 13:35
Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê.
Eu cá esqueço a maior parte dos meus sonhos, as vezes chegam-me em fragmentos.
Beijos...
De
V.A.D. a 20 de Julho de 2007 às 01:31
Provavelmente, os bebés sonham com aquilo que percepcionam: texturas, sons...
Recordo-me de alguns dos meus sonhos com uma clareza estonteante; de outros nada sei, a não ser que existiram... :-)
Beijos...
De Dafne a 20 de Julho de 2007 às 19:44
As vezes nossos sonhos são tão detalhados que parecem reais.E fica aquela sensação de se ter vivido e não sonhado. Será, como ensinam algumas crenças, que a alma se desprende do corpo e viaja?
De
V.A.D. a 21 de Julho de 2007 às 01:51
Não conheço resposta definitiva para a tua questão. Prefiro procurar na neurologia os dados que me permitam tirar algumas conclusões, sem contudo excluir liminarmente qualquer hipótese... :-)
Um beijo...
De Melissa a 17 de Março de 2009 às 03:01
Seia tão bom se pudéssemos construir os sonhos de acordo com o que sonhamos acordados...
Comentar post