Segunda-feira, 16 de Julho de 2007
Façamos uma breve consideração sobre o sistema límbico. Antigamente, pensava-se que esta área do cérebro relacionava-se exclusivamente com o sentido do olfacto; hoje, porém, sabe-se que ela está na base dos impulsos da alegria, da raiva, do sexo e da fome. Mal nos começámos a dar conta da extensão e da subtileza com que as nossas emoções, controladas pelo sistema límbico, permeiam cada aspecto do nosso comportamento. Não é de excluir a hipótese que os estados alterados de consciência sejam provocados por uma interacção perfeitamente sincronizada entre este sistema e o lóbulo parietal inferior do cérebro direito. Em situações assim, quando este hemisfério revela à consciência certas percepções transcendentes, o despertar emocional é tão intenso que o cérebro esquerdo acaba por se convencer que elas têm validade, originando-se uma sensação de total comunhão entre o Eu e o Cosmos, aquilo que é chamado de Unidade Absoluta do Ser…
Imagem: Sistema Límbico (www.geocities.com/alexeiplatypus/sistema_limbico_icon.jpg)
música: Secret Smile (Semisonic)
De
Emanuela a 16 de Julho de 2007 às 02:09
Como sempre, um post interessantíssimo... Nos leva a querer saber mais, a conhecer-nos mais profundamente, entender mais os mecanismos que desencadeiam emoções, necessidades... Tu te superas a cada novo post. Parabéns! Um beijo.
De
V.A.D. a 16 de Julho de 2007 às 02:34
Oh, minha amiga... Agradeço as tuas simpáticas palavras, e confesso que me sinto satisfeito mas até um pouco envergonhado com os elogios que me teces...*
Sei que o entendimento de certos mecanismos neurológicos pode não representar a compreensão de tudo, mas creio firmemente que é um passo essencial para percebermos quem somos e o que somos...
Um beijo...
De
Emanuela a 16 de Julho de 2007 às 19:24
Oi amigo. Desculpe se te deixei constrangido com minhas palavras... É que realmente gosto dos assuntos que trazes à baila. Eles me dão pistas para pesquisas e a partir deles procuro aprender coisas novas e principalmente tentar conhecer-me melhor. Um grande abraço!
De
V.A.D. a 17 de Julho de 2007 às 01:59
É claro que mais que constrangido, fiquei contente, mas às vezes acho que não sou merecedor de tamanha consideração... :-)
Agrada-me muito saber que os assuntos que trago a este espaço fazem pensar e pesquisar.
Votos de uma excelente noite!
Um beijo...
De
alexiaa a 16 de Julho de 2007 às 17:25
Ou seja…os odores emitem informações que despertam reacções emocionais!
Olha…se for isto não é novidade:))))), dou muitas vezes comigo a reagir impulsivamente a um cheiro não só quando tenho fome mas nos outros exemplos que deste também.
Na segunda parte do post já tive maior dificuldade mas despertares emocionais intensos ajuda a perceber a tua ideia, por norma a intensidade é passível de ser mal interpretada e muitas vezes não têm a validade positiva que a própria palavra induz!
Fiz sentido? Tu fizeste algum:)))
Um beijo sublime:)
De
V.A.D. a 17 de Julho de 2007 às 02:16
O sistema límbico, uma das três camadas do nosso cérebro, é mais primitivo que o neocórtex. É a sede das emoções, dos afectos, dos comportamentos lúdicos e de alguns aspectos daquilo que é o vasto conceito de identidade. Sem esta parte do cérebro estaríamos relegados a um de dois planos: à racionalidade pura ou ao instinto básico. É este sistema que permite a estranha e maravilhosa complexidade do ser humano...:-)
Um beijo...
De
dhyana a 16 de Julho de 2007 às 18:02
Esses Humanos!!!
Têm uma "unidade responsável pelas emoções"; Uma "região inteira constituída por "Cavaleiros Neurónios"; "Células de cinzentas massas", que não deixam passar ninguém; "sistemas nervosos autónomos" e grandes "estruturas cerebrais", e não conseguem dar conta da U.A.S. (Unidade Absoluta do Ser)?!!!
Sinceramente!
Beijos...
De
V.A.D. a 17 de Julho de 2007 às 02:23
Ehehehe, por mais fortificada que pareça ser a mente humana, há sempre uma vulnerabilidade escondida...
Esta U.A.S. é matreira, e ludibria com alguma frequência as legiões armadas de racionalidade entrincheiradas no neocórtex... Talvez esta ocupação esporádica do Palácio do Governo seja benéfica, pois realça algo de importante: as emoções fazem parte de nós e têm direitos... :-)
Beijos...
Comentar post