Terça-feira, 3 de Julho de 2007
Os processos neurológicos subjacentes àqueles episódios de regozijo que acompanham o acto de resolver um problema difícil, ou àquela sensação de júbilo que nos inunda quando observamos um crepúsculo particularmente belo, ou ainda àqueles lampejos de inspiração que por vezes nos conduzem a um estado alterado de consciência, em que nos sentimos uma parte pequena mas importante do Universo, talvez expliquem como o cérebro interage com a impalpável realidade da mente. As alterações espontâneas dos estados de consciência podem ser entendidas através de modelos neurológicos propostos por alguns pesquisadores. Cada um dos hemisférios cerebrais tem o seu conjunto de funções específicas, sendo o esquerdo o responsável pelo pensamento lógico e analítico, enquanto o direito controla as aptidões artísticas, musicais e estéticas. Ou seja, o cérebro direito está associado a uma apreensão mais imediata da totalidade, enquanto que o esquerdo precisa de tempo para assimilar partes mais ou menos compartimentadas do mundo que os sentidos lhe fazem chegar. (Continua)
Imagem: Actividade Neurológica (www.theodynamics.com/boss/BOSSsymbol1.jpg)
música: Moody (Nouvelle Vague)
De
dhyana a 3 de Julho de 2007 às 15:59
O Cérebro, milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas «áreas funcionais», que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.
Fiquei a pensar, será que existem áreas não funcionais no cérebro ou ainda não descobriram as suas funcionalidades?
Beijos...
De
V.A.D. a 4 de Julho de 2007 às 02:05
É provável que existam áreas no cérebro cujas potencialidades não estão aproveitadas e é certo que existem outras com funcionalidades ainda não descobertas. Mas, passo a passo, vai-se caminhando para um entendimento cada vez mais profundo da fisiologia dos pensamentos... :-)
Beijos...
De
Emanuela a 4 de Julho de 2007 às 00:46
É...Eu bem que percebia que havia uma parte do meu cérebro mais lento...Acho que no meu caso, o esquerdo, da racionalidade é ainda mais lento que a maioria he,he..Acho que o meu hemisfério direito é até maior que o esquerdo(brincadeirinhas... ). Mas, realmente sou muito mais emoção do que razão. Parece que esse lado realmente assimila muito melhor... Beijos e desculpe as brincadeiras!
De
V.A.D. a 4 de Julho de 2007 às 02:11
Ehehehe, a abordagem que fizeste às diferenças entre os hemisférios cerebrais foi realmente inovadora... :-)
Ora, não tens de pedir desculpas por teres brincado! Aliás, a vida não teria sabor se não houvessem brincadeiras para a temperar.
Um beijo e um sorriso :-)
De
Joice a 5 de Setembro de 2007 às 17:02
Adorei o seu blog, apesar de não gostar de orkut eu sempre leio alguns blogs e o seu eu achei muito interessante pela qualidade do conteúdo. Muito inteligente . Joice
De
V.A.D. a 9 de Setembro de 2007 às 23:53
É sempre com muito agrado que constato que o que escrevo é apreciado. Obrigado pelas suas palavras.
Um beijo...
Comentar post