
As notícias soam apocalípticas: submersão de zonas costeiras devido ao aumento do nível médio dos oceanos, graças ao degelo de zonas glaciares, secas drásticas em inúmeros locais, chuvas torrenciais noutros, alteração na frequência e intensidade de fenómenos de temperaturas extremas, extinção de espécies habitantes de ecossistemas frágeis, alteração do ciclo das estações, afectando dramaticamente a agricultura… As consequências do Aquecimento Global parecem ser assustadoras. A causa desta alteração climática parece estar directamente relacionada com o incremento gradual do Efeito de Estufa. Este efeito, assim baptizado no século XIX pelo sueco Svante Arrhenius, consiste no estabelecimento de uma espécie de cobertor térmico ao redor da Terra, impedindo que a radiação solar, reflectida, se dissipe. Gases como o vapor de água, o monóxido de carbono, o metano, alguns carbonetos e o dióxido de carbono, absorvem a energia solar e reemitem-na num comprimento de onda na faixa dos infravermelhos.
Imagem: Efeito de Estufa (http://ptsoft.net/vastro/referencia/estufa/main/main10.gif)
De
Emanuela a 25 de Junho de 2007 às 02:32
Olá. Tudo isto provoca medo não é mesmo?E olha que estamos vivendo muitos dos eventos já profetizados há algum tempo...Sem dúvida cada um de nós precisa conscientizar-se de toda esta realidade e fazer a sua parte pra melhorar o planeta.Ou será que não há mais solução?Beijos!
De
V.A.D. a 25 de Junho de 2007 às 02:42
A degradação do frágil equilíbrio do nosso planeta é um problema que a todos diz respeito. Devemos envidar todos os esforços para reverter este tipo de situações, sob pena de deixarmos à nossa descendência os problemas que criámos. Quero crer que ainda não é tarde... :-)
Espero que o teu fim de semana tenha sido agradável e que a nova semana que está aí possa ser luminosa e alegre :-)
Um beijo!
De
dhyana a 25 de Junho de 2007 às 11:21
Sabes o que acho? Penso que mesmo que a terra aqueça e atinja níveis assustadores de altas temperaturas, a natureza vai arranjar uma forma de se reerguer. Acho o mundo um sítio tão complexo que não poderia terminar assim. A natureza é sábia e paciente.
Beijos...
De
V.A.D. a 26 de Junho de 2007 às 02:36
Ao longo de muitos milhões de anos, inúmeros cataclismos e alterações climáticas não fizeram com que a vida desaparecesse da face do nosso planeta. Contudo, muitas das incontáveis espécies que povoaram o mundo tiveram um fim. Mesmo que a nossa espécie sobreviva, seria irónico que a sociedade, tal como a conhecemos, fosse vítima dos excessos do ser humano...
Um beijo... :-)
De
In a 25 de Junho de 2007 às 12:00
E pensar que somos nós os responsáveis...
Como dizia o poeta "o homem é o único animal que mata sem ter fome e que cospe na água que vai beber"...
De
V.A.D. a 26 de Junho de 2007 às 02:46
Alguns dos mais graves problemas ecológicos são efeitos colaterais do desenvolvimento tecnológico, pouco sustentado e virado para um imediatismo que tem descurado por completo o futuro. Serão os passos que têm vindo a ser dados suficientes e atempados para inverter a situação...?
Um beijo...
De
In a 26 de Junho de 2007 às 12:21
Não sou pessimista por natureza, mas neste assunto confesso que não consigo ser muito optimista...
Por muito boas intenções que alguns estados tenham, não vejo grande mudança de atitudes nem dos estados, nem das pessoas...
De
V.A.D. a 27 de Junho de 2007 às 01:42
Mesmo mantendo uma razoável dose de optimismo, este é um problema que me parece de difícil solução, uma vez que as próprias nações que ratificaram o protocolo de Kyoto admitem não atingir as metas propostas em termos de redução da emissão de gases de efeito de estufa.
Resta-nos esperar que a Natureza encontre alguma forma de preservar o auto-equilíbrio...
Um beijo...
Comentar post