Sábado, 16 de Junho de 2007

Há trinta milhares de anos, nas profundezas da actual gruta de Chauvet, em França, o Homo Sapiens revelou um incrível talento. As formas que desenhou sobre as paredes de calcário denotam uma formidável matriz artística, um conhecimento íntimo da Natureza e do movimento, e uma capacidade inovadora e extraordinária de representar, não só o mundo que o rodeia, mas também aquele que é capaz de imaginar. Aquele que é o mais antigo traço conhecido de expressão pictórica é manifestamente o fruto de uma evolução que tem raízes nos ainda mais ancestrais membros da espécie humana, ela mesma filha da história da vida na Terra, velha de quatro milhões de anos. A vida deu à luz criaturas com a habilidade de apreender as realidades evidentes e, acima de tudo, capazes de assimilar e de transmitir aos seus semelhantes os impalpáveis pormenores de uma existência feita também de raciocínios abstractos. Este comportamento desconcertante baseia-se num fenómeno que não cessa de fascinar: a consciência.
Imagem: Chauvet (www.dinosoria.com/hominides/chauvet.jpg)
música: Paris Lounge (Gothan Project)
De
Ivete a 17 de Junho de 2007 às 03:22
Olá amigo.Percebi que deixei um comentário num post teu "Palavras" como anônimo.Desculpe.Não foi minha intenção.Na verdade achei interessante pois há alguns dias atrás publiquei algo sobre o mesmo tema. E parece que temos sentimentos parecidos à respeito dela. Um abraço e minhas desculpas.
De
V.A.D. a 17 de Junho de 2007 às 22:06
Ora... O teu pedido de desculpa é, obviamente, desnecessário. São meras falhas que podem acontecer com todos nós... :-)
As palavras são realmente importantíssimas para a criação da grande teia social em que todos vivemos.
Votos de um excelente final de domingo.
Um abraço!
Amigo, v.a.d.,
Este post sobre a Consciência vai ser inevitável que eu poste no meu blog.
Sou admirador antigo das suas abordagens, mas essa superou todas as que vi até agora.
Vou esperar um pouquinho para que ela "esfrie" um pouquinho mais daqui, para não atrapalhar o seu tráfego, e logo, logo, não se surpreenda ao vê-la na íntegra, e claro, com os devidos créditos, abrilhantando o meu blog.
Obrigado, meu amigo, por suas visitas, e por brindar-nos com abordagens tão fantásticas a cerca das coisas.
Um grande abraço!
De
V.A.D. a 19 de Junho de 2007 às 02:22
Amigo Óscar, as suas palavras simpáticas são-me extremamente agradáveis. Será para mim um grande contentamento ver este post publicado no seu blog.
Agradecendo a sua visita, aproveito para lhe desejar a continuação de uma excelente semana.
Um grande abraço!
Esta "tua gruta" está fantástica.he,he É difícil acreditar que há tantos milhares de anos,alguém já se expressasse dessa maneira. Post muito interesssante! Um abraço.
De
V.A.D. a 20 de Junho de 2007 às 01:20
Desde os seus primórdios que o Homo Sapiens revela as suas potencialidades, extraordinárias em comparação com as habilidades dos outros primatas.
Obrigado pelo comentário e pela visita.
Um beijinho... :-)
Comentar post