Domingo, 2 de Dezembro de 2007

Otztal (II)

“A noite do meu desassossego esquivava-se, com dificuldade, por entre um sono inquieto, abastecido de pesadelos, a imputação de tão distinta empreitada impedindo o repouso e inundando a pele de abundantes e frios suores. Já noite adentro aconcheguei-me a ela, o corpo quente e a tez macia dissolvendo o nervosismo que me perturbava, fazendo crescer o desejo que se tornou acto e me exauriu de receios, numa extasiante aquietação. O despertar foi sobressaltado e a ablução feita à pressa. Vesti as calças de couro e o gibão de lã, tecido especialmente para aquela ocasião distinta e calcei os largos sapatos de sola. Os dois potes de barro, um contendo leite de cabra e o outro cevada, haviam já sido tapados com pele de urso curtida, atada com corda de esparto, e estavam já na Casa Comunitária, aguardando o cervo que havíamos de atingir com as flechas benzidas pelo bhelgh-men. Sobre os ombros, a capa de grama apanhada no pântano; na cabeça, o gorro feito de pele de urso castanho. Respirando fundo, conferi as armas: um machado de cobre, um arco de teixo e a inseparável faca de sílex. A despeito da arrefecida tempérie, a manhã anunciava-se límpida e radiosa, augurando boa sorte na caça. Antes de enfrentar o destino, olhei para ela, ainda adormecida, e saí…”

V.A.D. em Otztal

Imagem: Machado de Cobre (www.archaeometallurgie.de/bilder/bilderk/hauslabk.jpg)

música: Can't Take My Eyes Off Of You (Andy Williams)

publicado por V.A.D. às 02:05
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Emanuela a 2 de Dezembro de 2007 às 22:02
Amigo VAD. Fico impressionada com a facilidade e simplicidade com que vestes a roupagem, a alma do personagem...És um artista , meu amigo. Continuamos a viagem contigo, nesta fantástica aventura através dos tempos edo espaço.
E eu adoro viajar , também desta maneira.
Um beijinho!


De V.A.D. a 2 de Dezembro de 2007 às 23:55
Agradeço-te, amiga, as palavras com que me presenteias, sempre gentis e incentivadoras. Uma vez que não sou antropólogo nem arqueólogo, o desenvolvimento desta história tem-me obrigado a fazer algumas consultas, na procura de informações sobre o modo de vida destes nossos antepassados. Mesmo que o resultado do que vou escrevendo esteja a ficar aquém daquilo que pretendia, dou-me por satisfeito pela aprendizagem que tenho vindo a fazer.
Desejo-te uma óptima noite e uma excelente semana!

Um beijo... :-)


De Lazy Cat a 2 de Dezembro de 2007 às 22:23
olhei para ela, ainda adormecida e saí....e eu arrepiei-me.....


De V.A.D. a 3 de Dezembro de 2007 às 00:04
Fico satisfeito por saber que a história está a conseguir provocar algumas sensações. Não tem sido fácil, a construção destes textos pois, não sendo antropólogo nem arqueólogo, tenciono respeitar aquilo que se sabe acerca do "modus vivendi" daqueles que foram os nossos antepassados, o que me tem obrigado a fazer algumas pesquisas.
Desejo-te uma óptima noite e uma excelente semana!

Um beijo... :-)


De A Túlipa a 3 de Dezembro de 2007 às 10:12
Uma boa sorte para a caçada, se bem qu não +posso deixar de sentir pena do animal, sendo le ainda por cima, tão nobre.


De V.A.D. a 4 de Dezembro de 2007 às 02:12
Oh, a caçada é o que menos relevo terá, na sequência da história... Limita-se a ser um elemento secundário no desenrolar dos acontecimentos, até porque não me identifico com esse tipo de actividade. Não diminuo, no entanto, a importância que teve, ao longo de milénios, no percurso da humanidade.
Desejo-te uma excelente noite!

Um beijo... :-)


De Fisga a 3 de Dezembro de 2007 às 16:42
ESTA VIDA DE CAÇADOR DE TROFÉUS É DURA, E MUITO ARRISCADA, EM ESPECIAL QUANDO SE DEIXA SOZINHO UM TROFÉU QUE JÁ ESTÁ CERTO, PARA IR EM BUSCA DE OUTRO QUE EMBORA DIFERENTE PODE SER INCERTO, MAS PORQUE TUDO ISTO FAZ PARTE DO JOGO, DESEJO-LHE BOA SORTE,
PARA A CAÇADA. UM ABRAÇO E TUDO DE BOM. O FISGA


De V.A.D. a 4 de Dezembro de 2007 às 02:13
Caro amigo, a caçada não é mais do que um episódio sem grande relevo nesta história, onde pretendo, acima de tudo, criar um enredo fictício mas credível, baseado num acontecimento real.
Desejo-lhe uma excelente noite!

Um abraço.


De alexiaa a 5 de Dezembro de 2007 às 16:56
Pelos vistos os nossos antepassados tinham emoçoes intensas...para alem das calças de couro:)
Bem...a musica que aqui escolheste completa e dá um cariz ao post que me agrada. Tu sabes que não sou conhecedora destes temas e não nego que me custa um pouco interessar-me por estas coisas:). No entando ler-te tem sido um acrescimo fantastico aos meus limites...é bom estar habituada as tuas historias!

Beijo!


De V.A.D. a 6 de Dezembro de 2007 às 03:15
Obrigado. Creio que sabes que não sou de agradecer apenas por obrigação. Fico realmente satisfeito por saber que o que escrevo suscita algum interesse e pode, de certa forma, alargar o teu leque de conhecimentos. Neste caso específico, embora o enredo seja ficção, tento respeitar e transmitir aquilo que se sabe sobre o modus vivendi " dos indivíduos do neolítico.
Desejo-te uma noite agradabilíssima!

Um beijo... :-)


Comentar post

.quem eu sou...


. ver perfil

. seguir perfil

. 35 seguidores

.pesquisar

 

.Novembro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. O livro de Enoch

. O Ramayana

. Mahabharata महाभारत

. Curvatura

. O horizonte de eventos e ...

. Subjectividade

. O "capacete de deus"

. Apontamento (II)

. Apontamento

. Alter Orbe (II)

.arquivos

. Novembro 2021

. Agosto 2019

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Fevereiro 2012

. Junho 2011

. Janeiro 2011

. Março 2010

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds